Flávio Josefo - Uma Testemunha do
Cristianismo
Josefo foi um historiador que
viveu de 37 dC até cerca de 100 dC. Ele era um membro da aristocracia
sacerdotal dos judeus, e foi feito refém pelo Império Romano na grande revolta
judaica de 66-70 dC. Josefo passou o resto de sua vida em Roma ou seus arredores
como conselheiro e historiador a três imperadores: Vespasiano, Tito e
Domiciano. Durante séculos, as obras de Josefo foram mais lidas na Europa do
que qualquer outro livro, com exceção da Bíblia. Elas são fontes de valor
inestimável do testemunho ocular ao desenvolvimento da civilização ocidental,
incluindo a fundação e crescimento do Cristianismo no século 1.
Flávio Josefo - Relatos Bíblicos
Fora da Bíblia
Josefo menciona eventos e pessoas
do Novo Testamento em algumas de suas obras. Para muitos céticos, isto é visto
como evidência significativa contra as teorias de mitos e lendas que rondam o
Cristianismo primitivo. Aqui estão alguns excertos:
Josefo menciona Jesus em
Antiguidades, Livro 18, capítulo 3, n 0 3 (este parágrafo é tão fenomenal que
os estudiosos agora debatem a autenticidade de algumas das mais
"favoráveis" partes deste texto):
“Agora havia durante este tempo
Jesus, um homem sábio, se é lícito chamá-lo de um homem, pois ele era executor
de obras maravilhosas, um professor de tais homens que recebem a verdade com
prazer. Ele atraiu para si muitos dos judeus e muitos dos gentios. Ele era [o]
Cristo. E quando Pilatos, por sugestão dos principais homens entre nós,
condenou-o à cruz, aqueles que o amavam a princípio não o abandonaram, pois ele
lhes apareceu vivo novamente no terceiro dia, assim como os divinos profetas
tinham predito estas e inúmeras outras coisas maravilhosas a respeito dele. E a
tribo dos Cristãos, assim chamada por causa dele, não está extinta até este
dia.”
Josefo menciona João Batista e
Herodes em Antiguidades, Livro 18, capítulo 5, parágrafo 2:
"Agora, alguns dos judeus
achavam que a destruição do exército de Herodes tinha vindo (muito justamente)
de Deus como uma punição pelo que ele fizera contra João, chamado de Batista;
Herodes matou João, um bom homem, e ordenou que os judeus exercessem virtude,
tanto como a justiça para com o outro, e como piedade para com Deus e que assim
chegassem ao batismo; para que [a lavagem com água] fosse-lhe aceitável se dela
se utilizassem, não para para se livrar [ou remir] de [apenas] alguns pecados,
mas para a purificação do corpo; supondo ainda que a alma já tinha sido
previamente e completamente purificada pela justiça."
Josefo menciona Tiago, o irmão de
Jesus, em Antiguidades, livro 20, capítulo 9, parágrafo 1:
"Festo estava agora morto, e
Albino estava no caminho; então ele reuniu o sinédrio dos juízes, e trouxe
diante deles o irmão de Jesus, a quem chamavam de Cristo, cujo nome era Tiago,
e alguns outros [ou alguns de seus companheiros]; e quando tinha formulado uma
acusação contra eles como quebradores da lei, entregou-os para serem
apedrejados: mas os que pareciam ser os mais equitativos dos cidadãos, e
portanto os mais incômodos com o quebrantamento da lei, não gostaram do que tinha
sido feito."
Josefo menciona Ananias, o Sumo
Sacerdote, o qual foi mencionado em Atos 23:2:
"Agora, assim que Albino
chegou à cidade de Jerusalém, utilizou todos os seus meios e cuidados para que
o país permanecesse em paz, destruindo então muitos dos sicários. Entretanto,
quanto ao sumo sacerdote, Ananias, este aumentou em glória a cada dia, e isso
em grande medida, ao obter o favor e estima dos cidadãos de maneira marcada,
pois era um grande colecionador de dinheiro."
Fonte: http://www.allabouthistory.org/portuguese/flavio-josefo.htm, wikipédia, BBC.
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